Fórum reúne líderes para debater tendências do agronegócio mundial

Organizado pela Alltech, evento promoveu a discussão sobre as novas demandas do consumidor e as tecnologias de vanguarda disponíveis no mercado.

Em um cenário mundial de mudanças, no qual a população de classe média está em expansão e as escolhas de consumo estão cada vez mais conscientes, as práticas de manejo e a apresentação dos produtos no agronegócio também precisam se reinventar. Para isso, o diálogo com o mercado e a inovação no setor são essenciais, demonstraram especialistas em produção agrícola e animal durante o Alltech One Ideas Forum, realizado no dia 11 de abril, em Campinas (SP).

Abraçar e entender essas transformações é essencial para o momento, considerado de oportunidade pelo presidente e CEO da Alltech, Mark Lyons. “O mais interessante não é o que devemos deixar de fazer, mas sim o que vamos começar a realizar. É necessário desenvolver tecnologias, ter voz junto ao consumidor para buscar o que o mercado quer e precisa, além de criar projetos pequenos que cresçam rápido. Estamos em um momento de distinção: pode ser uma ameaça ou uma evolução, só depende de nós”, defendeu Lyons durante o evento que reuniu mais de 750 participantes diretamente envolvidos no agronegócio, como pesquisadores, presidentes de cooperativas, diretores de fábricas de ração, fazendeiros e donos de distribuidoras agrícolas.

Fórum discute tendências do agronegócio
O Alltech ONE Ideas Forum ocorreu em Campinas e discutiu as tecnologias aplicadas ao agronegócio (Reprodução/O Presente Rural)

Quem também marcou presença no palco principal do evento foi o diretor da G&S Agriconsultants, Gordon Butland. De acordo com ele, para que o crescimento do consumo de proteína animal retorne a patamares significativos é preciso fazer diferente. “A computação, os smartphones, mudaram a maneira como trabalhamos. Sempre falamos da granja até a mesa, mas para mim é da mesa até a granja. Por que? Porque o consumidor quer saber o que tem dentro, de onde vem, como foi produzido, querem ter rótulos que consigam entender”, explicou.

Neste contexto, em que os consumidores são considerados os novos CEO’s, o jornalista e articulista José Luiz Tejon trouxe a reflexão sobre a importância dos bons “vendedores” no mundo. De acordo com Tejon, o desafio em relação ao mundo do agronegócio está no reino das percepções. “O planeta Terra conta com seres humanos visionários, que enxergam antes o que os outros não viram. Esse enxergar antes dos outros é resultado de um incômodo”, ressaltou. “Quem comanda o mundo? São grandes vendedores que inventaram, criaram, viram antes e fizeram”, complementou.

Para exemplificar, na prática, o resultado de inovações nas propriedades, o diretor da Fortuna Nutrição Animal e da Fazenda Gamada, Daniel Wolf, apresentou ao público a história de sua família na agropecuária. Eles iniciaram a atividade em Nova Canaã do Norte (MT), a 700km de Cuiabá, quando o local só possuía estrada de chão. Hoje, estão na pecuária, produzem grãos, trabalham com integração lavoura pecuária, além de projeto integração lavoura pecuária e floresta. “Existem oportunidades e temos que aprender a como ir atrás delas”, destacou.

Tecnologia no manejo

Ainda na plenária principal, foi debatida a incorporação das ferramentas digitais para a garantia de uma cadeia alimentar segura, saudável e sustentável, no que tange às micotoxinas. Segundo o diretor global de Gerenciamento de Micotoxinas da Alltech, Nick Adams, “a tecnologia e os dados são uma parte fundamental para tornar esse conhecimento acessível no campo. A combinação de dados, no futuro, ajudará a conectar pontos”, disse. Os resultados de outros estudos e técnicas foram debatidos durante as sessões temáticas, realizadas no período da tarde, que analisaram a agricultura e espécies animais como monogástricos, ruminantes, equinos, pets e aquicultura.

O evento

A turnê do Alltech ONE Ideas Forum passou por outros 18 países em 20 cidades da Ásia, Europa, América do Norte e América Latina. O evento foi idealizado nos mesmos moldes do One: Simpósio de Ideias Alltech, um dos maiores encontros sobre tecnologia e inovação no mundo, que neste ano acontece entre os dias 19 e 21 de maio na cidade de Lexington (KY), nos Estados Unidos.

Alltech ONE Ideas Forum: 6 pontos principais da Sessão de Pets

A parte da tarde do Alltech ONE Ideas Forum foi dedicada a discutir o cenário e as perspectivas para cada uma das espécies animais atendidas pela Alltech, bem como no que tange a agricultura. Confira abaixo os principais pontos da Sessão de Pets, que contou com a participação da Profª Drª em nutrição animal pela Universidade Federal de Lavras, Flavia Borges Saad, do Prof. Dr. do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Unesp, Aulus Cavalieri Carciofi e do gerente de negócios américa latina da Alltech, Mauricio Rocha.

1) Minerais orgânicos em números

A Profª Drª em nutrição animal pela Universidade Federal de Lavras, Flavia Borges Saad, trouxe estudos que mostraram que o uso de minerais orgânicos em cães e gatos pode substituir 100% dos minerais inorgânicos, utilizando apenas 40% dos níveis do inorgânico sem comprometer o desenvolvimento do animal. Em cães ao usar os minerais orgânicos em até 70% dos níveis do inorgânico existem outros benefícios, como melhora na densidade óssea por exemplo.

2) Biodisponibilidade de minerais orgânicos

O grande problema dos minerais seria a grande interação com vitaminas e gorduras, fazendo com que grande parte deles seja excretado, diminuindo o aproveitamento pelo animal e aumentando a excreção ao meio ambiente. Uma solução para esta situação, de acordo com Flavia, é procurar por minerais quelatados, com maior absorção, estabilidade, menos toxicidade e sem interações ou perdas.

3) Selênio é fundamental

Uma das informações compartilhadas pelo professor Aulus Carciofi foi a existência de selênio na parte estrutural de muitas enzimas, como a glutationa peroxidase. Esta enzima, por exemplo, combate os radicais livres, sendo importante para todos os tecidos, principalmente sistema reprodutivo, imunológico, regulando hormônios tireoidianos e prevenindo câncer.

4) Se-levedura ou selenito de sódio?

As fontes de selênio encontradas podem ser fontes orgânicas (tecidos animais ou vegetais) na forma de selenometioninae selecistina, que são mais biodisponíveis, ou fonte inorgânicas na forma de selenito e seleneto de sódio menos disponíveis e pro oxidantes.

Em trabalhos recentes foi demonstrado perdas de até 50% da concentração de selenito de sódio no processo de extrusão, fato esse que não ocorre com a selênio levedura. Além disso, a perda deste selenito se dá no momento da conversão em seleneto, formando um gás tóxico.

5) Melhora na qualidade espermática

Um outro estudo compartilhado pelo professor Aulus avaliou a qualidade espermática em cães. Ao administrar selênio levedura, foi observada melhora na concentração espermática, bem como na integridade da membrana espermática, diminuindo inclusive o número de defeitos nos espermatozoides.

6) Tendência ou realidade?

Durante a palestra do gerente de negócios da Alltech, Mauricio Rocha, foi possível debater os resultados dos trabalhos com minerais orgânicos em pets, apresentados pelos pesquisadores. Agora, a aplicação destes minerais nas rações pet possuem ainda mais dados que geram segurança e credibilidade tanto sobre a utilização destes ingredientes, quanto a obter ganhos com isso.

Fonte: Editora Stilo

Artigos Relacionados