Conheça os principais microminerais relacionados ao estresse animal

A pecuária é uma atividade dependente de fatores climáticos, mudanças extremas na temperatura podem afetar no desempenho e no manejo dos animais, tais alterações resultam no estresse animal.

O termo estresse foi definido pela primeira vez pelo austríaco Hans Selye, em 1936, como o estado do organismo o qual a homeostase é alterada, como resultado de agentes estressores. 

Além dos fatores climáticos, há vários agentes estressores, como, por exemplo, os ligados ao manejo (vacinação), ao comportamento (dominância entre animais) e à nutrição (mudança de dieta, desmama do bezerro). 

Estratégias nutricionais são efetivas para auxiliar no combate ao estresse; a correta suplementação rica em microminerais possui efeito positivo na redução do estresse pós-desmama, principalmente, além de contribuir para a melhor resposta imunológica e para a reprodução.

Os principais microminerais são: cromo, zinco, cobre e selênio. A adição do mineral cromo na fase de cria é de extrema importância no desempenho reprodutivo, no suporte da imunidade e na produção de leite das vacas. Isso pode significar um aumento no número de bezerros nascidos, desmamados e melhor peso na desmama.

Nas fases de cria e engorda, a função desse mineral é bastante significativa na produtividade, no suporte ao aumento da imunidade e, consequentemente, na saúde do rebanho.

Em condições de estresse, há um aumento dos níveis sanguíneos de glicose e do hormônio cortisol; desta forma, mobilizam-se as reservas de cromo nos tecidos, melhora-se a assimilação da glicose, potencializando a ação da insulina, e os níveis de cortisol no sangue caem.

  • Cromo e zinco: melhoram a absorção e possuem um efeito positivo contra o estresse, e a deficiência de zinco na gestação pode ter efeito prejudicial na resposta imunológica.
  • Cobre e zinco: controlam a diarreia com sangue, o cobre auxilia na absorção e transporte de ferro e na proteção das células contra o estresse oxidativo. Combater este estresse é de extrema importância na preservação das células responsáveis pela imunidade dos animais.
  • Selênio: é essencial para o desempenho reprodutivo e nas fases de cria e desmame de bezerros, com benefícios na imunidade, desenvolvimento do animal, combate ao estresse oxidativo e metabolismo hormonal.

 

Portanto, é necessário aumentar a recomendação de alguns nutrientes para a melhoria da resposta imune, sem prejudicar o crescimento e a produção.

Neste contexto, a Fortuna desenvolveu o produto Fortuprot Desmama Prime 0.2 para bovinos recém-desmamados. O produto contém quantidades adequadas de cromo orgânico que auxilia na redução do estresse na desmama, melhora a eficiência alimentar e aumenta do ganho de peso, além da adição de zinco e cobalto orgânico e um complexo máx desmama com um mix organo-aminoácido para o desenvolvimento físico e muscular, que aumenta a imunidade e reduz o estresse, melhorando a absorção e reprodução.

Também foi desenvolvido o produto Fortuprot Defense Prime 0.3 para bovinos de corte debilitados ou com baixa imunidade. Esse produto contém quantidades adequadas de cromo orgânico que também auxilia na redução do estresse na desmama, melhora a eficiência alimentar, e consequentemente o desempenho dos animais. Já que aumenta as defesas imunológicas do animal através do fornecimento de nutrientes, vitaminas e minerais em quantidades adequadas para ganho e resposta imune.

Artigos Relacionados