Você sabe como intensificar o ganho de peso durante o período das águas?

No período das águas, com a maior disponibilidade de capim, os bovinos têm alimento farto. Esse é o momento ideal para o produtor aproveitar ao máximo os nutrientes disponíveis e intensificar a produção, garantindo mais lucro em menos tempo. Entretanto, os animais que retornam da seca debilitados demoram a apresentar um desempenho satisfatório, sendo necessário o uso de suplementos para complementar o teor de proteína e energia do capim e promover um ganho de peso satisfatório. Para isso, existem diferentes estratégias nutricionais que são utilizadas de acordo com a realidade da propriedade.

Mas, afinal, quais são essas estratégias?

Suplementação Mineral

Esta opção de suplementação deve conter macro e microminerais para suprir as exigências de mantença dos animais, complementando a nutrição fornecida pelo capim. Suplementos minerais adensados e aditivados promovem maior desempenho durante o período das águas e tornam o sistema de produção mais intensivo. Esses suplementos suprem as deficiências minerais da pastagem, resultando em ganhos de peso satisfatórios para esse tipo de estratégia nutricional.

Na linha de produtos da Fortuna Nutrição Animal, temos a opção certa para o seu rebanho!

Clique nas sacarias e conheça mais sobre cada um deles.

Suplementação proteica:

O fornecimento de um suplemento proteico no período das águas, com consumo de 1 a 1,5 g/kg de peso corporal, complementa a proteína do capim e auxilia no aproveitamento da fibra disponível, proporcionando maior desempenho aos animais. Além disso, fornece a quantidade necessária de minerais para suprir possíveis déficits nutricionais provenientes do período de seca.

Na linha de produtos da Fortuna Nutrição Animal, temos a opção certa para o seu rebanho!

Clique nas sacarias e conheça mais sobre cada um deles.

Suplementação Proteico-Energética:

Essa suplementação é a ideal para o período das águas. A combinação de proteína e energia do suplemento supre as exigências nutricionais para ganho de peso, que o capim, sozinho, não é capaz de atender. O consumo de 2 a 3 g/kg de peso corporal aumenta o desempenho dos animais, encurtando o ciclo de produção. É a suplementação ideal para recuperar o escore corporal para a estação de monta, por exemplo. Além disso, fornece a quantidade necessária de minerais para suprir possíveis déficits nutricionais herdados do período de seca.

Na linha de produtos da Fortuna Nutrição Animal, temos a opção certa para o seu rebanho! 
Clique nas embalagens e conheça mais sobre cada uma delas.

A implementação de qualquer estratégia de suplementação nutricional deve ser precedida de uma análise, considerando a forma de fornecimento, a estrutura de cochos e de água, a disponibilidade de forragem e a categoria animal. Os índices produtivos durante o período das águas são superiores aos registrados na seca, mas ainda podem ser melhorados. Essa otimização leva à intensificação do sistema, aumentando os lucros e reduzindo o ciclo de produção, seja na cria, recria ou engorda.

Alguns cuidados para a suplementação durante o período das águas:

Você sabia que a Fortuna oferece assistência técnica aos seus clientes?

Contamos em nosso quadro de colaboradores com profissionais extremamente qualificados e preparados para analisar os desafios dos clientes, oferecendo as soluções e produtos mais adequados para cada caso. Nossa atuação sempre considera o nível tecnológico e a capacidade de investimento de cada propriedade.

 

Entre em contato agora e marque sua visita!

Artigos Relacionados